Livro Orçamento na construção civil – consultoria , projeto e execução – 2a edição revista e ampliada

Foi lançada a segunda edição – revista e ampliada  do livro Orçamento na construção civil – consultoria , projeto e execução, de Maçahico Tisaka.
A obra foi dividida em quatro partes. Na primeira são mostrados os conceitos gerais sobre a elaboração  de orçamentos na construção civil. 

A segunda parte é dedicada à teoria e à prática  na elaboração de orçamento de obras e serviços. São apontadas as diversas formas de contratação e dá-se ênfase à contratação por empreitada, por ela atender melhor às necessidades do mercado. 

São apresentados os fundamentos teóricos que nortearam a elaboração de fórmulas para o cálculo dos custos diretos do BDI, cálculo detalhado das Leis Sociais e o “Regulamento do BDI”, que trata da Metodologia de Cálculo dos Custos ditretos BDI. 

Ainda nessa parte há vários exercícios simulados e comentados para o cálculo do orçamento nas modalidades previstas na Lei de Licitações  e planilhas auxiliares, e check list, para facilitar a memorização dos itens a serem considerados no orçamento. 

A terceira parte é toda dedicada aos critérios de orçamentação para serviços de consultoria e projetos de engenharia, na sua maioria baseada nas constribuições de entidades especializadas nos vários setores, tais como serviços multidiciplinares de engenharia, arquitetura geral, topografia e agrimensura , mecânica dos solos e fundações, estruturas, instalações elétricas e hidráulicos-sanitárias, impermeabilização, ar condicionado e ventilação e avaliações e perícias de engenharia.

A quarta e última parte contém o texto da Lei de Licitações (Lei n. 8666/93), da legistação profissional (Lei n. 5.194/66), relação das principais entidades profissionais na área da engenharia e, por fim, bibliografia. 

Sobre o autor

Presidente do Instituto de Engenharia entre 1989 e 1992, Maçahico Tisaka é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP, em 1964, com vários cursos de pós-graduação nas áreas de planejamento urbano e transportes, especialização  em administração de empresas, economia rodoviária , tecnologia de concreto, engenharia e segurança. 

O livro está disponível na Biblioteca do Instituto de Engenharia.

Autor: Instituto de Engenharia