Complexo do Rock na Dinamarca terá prédio forma de caixa de som

A dupla de escritórios de arquitetura MVRDV (Holanda) e (Dinamarca e Alemanha) foi vencedora de um concurso internacional para escolher o novo projeto de prédio para abrigar o Museu Dinamarquês do Rock, em Roskilde, Dinamarca.

O “Rock Magnet”, como o complexo de três edifícios está sendo chamado, será instalado em uma antiga fábrica de cimento que fica em um parque industrial dos arredores da cidade, área conhecida pelos locais como “Musicon”.

Cada um dos três prédios, que vão abrigar, além do museu, a sede do Festival de Roskilde, um dos maiores e mais tradicionais da Europa, foi desenhado de modo que fosse possível identificá-los como espaço dedicado a música e cultura. Um dos edifícios, por exemplo, mais parece uma caixa de som gigante que qualquer outra coisa. Já o revestimento de outro, cujo formato é uma espécie de “T”, lembra as tachas de metal usadas em roupas de couro.

O “Rock Magnet” faz parte de um pacote de revitalizações sendo implantadas no ex-parque industrial e que tem como principais responsáveis o próprio Museu, o Festival de Roskilde, um dos maiores e mais tradicionais da Europa, e a Escolha do Festival de Roskilde, com o objetivo é transformar a região em distrito artístico e cultural.

Autor: Exame