Fisioterapia e Engenharia de Produção são os cursos mais concorridos na Uepa

Fisioterapia é o curso mais concorrido dos Processos Seletivos 2012 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Belém, dentro da modalidade Prosel. De acordo com o quadro de demandas divulgado pela Diretoria de Acesso e Avaliação da instituição, a relação entre o número de inscritos (2.028) e o número de vagas ofertadas (20) gerou uma concorrência de nada menos que 101,40, uma das maiores já registradas nos processos seletivos realizados pela Uepa. Acompanhada de um número recorde de mais de 98 mil inscrições para os Processos Seletivos 2012, em relação ao ano passado, a procura aumentou em mais de 23%.

Em segundo e terceiro lugares na lista dos cursos mais concorridos ofertados na capital paraense para o Prosel aparecem, ainda, Engenharia Ambiental (99,30) e Engenharia de Produção (90,80). Medicina (86,60) foi o mais procurado de todos, com 4.330 inscritos. Já dentro do Programa de Ingresso Seriado – Suprograma XIII (ou seja, realizado apenas pelos estudantes que estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio), estão entre os mais concorridos Engenharia de Produção (14,15), Engenharia Ambiental (12,55) e Design – Habilitação em Projeto de Produto (9,35), também para ofertas em Belém. Assim como no Prosel, o curso de Medicina também consta dentre os mais procurados no Prise XIII, com 367 inscritos. Por turno, Educação Física/1o. semestre/Matutino foi o mais concorrido tanto no Prosel (106,42) quanto no Prise (10).

“A gente observa uma tendência que se repetiu no ano passado. Fisioterapia também foi o mais concorrido em 2010, com uma demanda candidato/vaga de 98,50. Engenharia Ambiental também ficou em segundo e Engenharia de Produção em terceiro lugar”, afirma o diretor de Acesso e Avaliação, Manoel Delmo Oliveira. “É evidente que esse último cresceu bastante, cerca de 30% em relação ao ano passado, quando a concorrência foi de 67,45. A área de Saúde sempre foi muito procurada e continua mantendo esse padrão, mas estamos vendo os caminhos se abrirem na área da Tecnologia, dado ao próprio crescimento das ofertas de trabalho nessa área em todo o Estado. A procura antes não era assim”, detalha. “Outra coisa que nos agradou foi ver a procura a um curso novo esse ano, que é a Licenciatura em Letras – Libras, com mais de 13 candidatos por vaga”, cita.

Em relação ao Prosel e ao Prise no interior do Estado, na primeira modalidade aparecem como os mais concorridos Medicina (primeiro semestre) em Santarém, com 73,90; Biomedicina – o mais novo curso da Universidade e que abre sua primeira turma no segundo semestre de 2012 – em Marabá, com 71,60; e Fisioterapia, também em Santarém, com 62,87 por vaga. Na segunda modalidade, a maior concorrência está no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) em Castanhal, com 7 candidatos para uma vaga. Tecnologia Agroindustrial – Alimento, no mesmo município, vem em segundo, com 6,80. Em terceiro vem Santarém e Medicina (primeiro semestre), com 6,60.

“A Saúde segue com força e muita procura também no interior, a gente observa isso com o curso de Biomedicina, que apresenta uma demanda de mais de 70 candidatos por vaga logo na primeira vez em que é ofertado pela Uepa. O investimento da Universidade em levar cursos da área ao sul do Pará segue um caminho certo, e a procura que tivemos esse ano nos mostra, mais uma vez, que estamos oferecendo o que as pessoas estão buscando”, reforça Delmo.

Provas – A primeira e a segunda etapa das provas do Prise e Prosel acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, de 8h as 13h. A terceira etapa será no dia 18 de dezembro, no mesmo horário. Na primeira fase, os candidatos devem responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.

Na segunda etapa, serão 60 questões objetivas de conhecimentos gerais, mais Língua Estrangeira. Na última etapa, os candidatos responderão a 54 questões objetivas, incluindo Língua Estrangeira, e uma redação valendo 30 pontos. Para todas as etapas, cada questão valerá 1 ponto.

Os candidatos a uma vaga nos cursos de Licenciatura Plena em Música e Bacharelado em Música no Prosel 2012 ou na terceira etapa do Prise deverão submeter-se, obrigatoriamente, ao Exame Habilitatório. De caráter eliminatório e valendo 30 pontos, o Exame se divide em duas provas práticas. A primeira, no dia 30 de outubro, é destinada a candidatos da Licenciatura e Bacharelado. Já a Prova Prática 2 acontece no dia seguinte (31), apenas para os candidatos a uma vaga no Bacharelado. As provas práticas acontecem em Belém e em Santarém.

Vagas- Nos Processos Seletivos 2012 serão ofertadas 3.232 vagas, distribuídas em 21 cursos de graduação, na capital e no interior do Estado, nas áreas de Educação, Saúde e Tecnologia. Dentre as novidades deste ano estão a criação do curso de Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), em Belém, e Biomedicina, em Marabá, no oeste do Estado.

Além disso, a Universidade implanta na capital e em outros seis municípios, seis cursos. São eles: Licenciatura em Filosofia, em Belém; Geografia, em Belém e em Igarapé-Açu; Ciências Naturais, com habilitação em Química, em Altamira e em Salvaterra; Bacharelado em Secretario Executivo Trilingue, em Barcarena; Pedagogia em São Miguel do Guamá e Ciências Naturais, com habilitação em Biologia, em Tucuruí.

Serviço: Processos Seletivos 2012 – Até o dia 23 de outubro serão divulgadas as inscrições homologadas e, a partir do dia 24, poderão ser impressos os comprovantes de inscrição. Quem não conseguir, deve entrar em contato com a DDA, no prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Telégrafo) até o dia 7 de novembro ou pelos e-mails [email protected] (Prosel); [email protected] (Prise 1ª etapa); [email protected] (Prise 2ª etapa); [email protected] (Prise 3ª etapa). Provas acontecem nos dias 27 e 28 de novembro, e no dia 18 de dezembro. Mais informações pelo (91) 3299-2216 ou [email protected].

Autor: Agência Pará