Astrium GEO fornecerá imagens de satélite para megaprojeto em Hong Kong

A Astrium, empresa europeia líder no setor espacial, acaba de assinar um contrato com a Spatial Technology Limited por meio do qual será responsável pelo fornecimento de informações geográficas precisas de monitoramento do movimento da superfície terrestre para a construção de um túnel com 3,5 km na ilha de Hong Kong.

O túnel faz parte do projeto Bypass Wan Chai, uma área com 4,5 km de rodovias ao longo da parte norte da ilha que tem como objetivo melhorar as vias de transporte e reduzir o congestionamento na região. A Astrium GEO-Information Services irá utilizar dados dos satélites de radar TerraSAR-X e TanDEM-X, ambos desenvolvidos pela Astrium, para fornecer informações com precisão milimétrica sobre o movimento da superfície antes e durante o processo de construção do túnel.

Esses dados são essenciais para assegurar que os riscos das escavações permaneçam reduzidos, além de possibilitar que as equipes de engenharia estejam continuamente informadas quanto ao impacto das obras subterrâneas, não apenas no local do túnel, mas também nas construções localizadas no entorno.

“O projeto Wan Chai Bypass representa um desafio técnico significativo. Engenharia de precisão é crucial quando são feitas escavações de túneis em áreas densamente povoadas. Por conta disso, as informações fornecidas pela Astrium terão um papel fundamental na gestão eficaz do processo de construção”, explica Ralf Duering, executivo da Astrium GEO-Information Services na China.

Com a experiência de quase três décadas no mercado de geotecnologia, a Astrium GEO oferece um amplo portfólio de produtos e serviços de observação da Terra, os quais são utilizados para diferentes aplicações. A empresa opera uma constelação de satélites multiresolução com sensores ópticos (SPOT) e sensores por radar (TerraSAR-X, TanDEM-X), além de fornecer imagens de satélites de parceiros, como Formosat-2 e DEIMOS-1.

Autor: Assessoria de imprensa