Pontes, viadutos e outros equipamentos públicos do DF sofrem com falta de manutenção, revela estudo do Sinaenco

Hoje (4 de agosto), às 11 horas, o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) apresenta estudo inédito sobre as condições da infraestrutura do Distrito Federal. O estudo traz uma radiografia dos principais problemas decorrentes da falta de manutenção em viadutos, pontes, passarelas e outros equipamentos públicos.

É a segunda vez que o Sinaenco realiza uma análise do estado da infraestrutura no DF. Em novembro de 2009 foram apontados 9 pontos com problemas. Neste novo estudo, além dos pontos antes relatados, foram acrescentados ao estudo cinco novos casos de Prazo de Validade Vencido. “Embora alguns dos problemas detectados em 2009, data do primeiro estudo, tenham sido parcialmente solucionados, diversos bens públicos encontram-se deteriorados, pela absoluta falta de manutenção preventiva”, alerta o presidente da regional DF do Sindicato, o engenheiro Rodrigo Gazen.

De acordo com o coordenador do programa de Manutenção do Ambiente Construído do Sinaenco, Gilberto Giuzo, o objetivo do estudo é alertar os administradores públicos e a sociedade sobre a necessidade de promover a manutenção constante da infraestrutura urbana.

“Muitos desses bens foram construídos há décadas e, devido à ausência de políticas de conservação, estão com o prazo de validade vencido”, afirma Giuzo. Além do DF, o Sinaenco já elaborou análises semelhantes sobre as cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Florianópolis e Rio de Janeiro. 

Após apresentação do estudo, o relatório será encaminhado às autoridades do DF e do Governo Federal, com as recomendações do setor. 

O Sinaenco
Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia abrange as empresas que prestam serviços de planejamento, estudos, planos, pesquisas, projetos, controles, gerenciamento, supervisão técnica, inspeção, diligenciamento e fiscalização de empreendimentos relativos à arquitetura e à engenharia. Hoje representa cerca de 20 mil empresas em todo o país

Serviço
Coletiva de imprensa Estudo Prazo de Validade Vencido DF
Data: 04 de agosto (quinta-feira)
Programação
11h – Início da apresentação do estudo
11h30 – Perguntas dos jornalistas e entrevistas com arquitetos e engenheiros 11h50 – Saída rumo a pontos estratégicos do grupo de engenheiros e arquitetos aos pontos mais críticos do levantamento.
Local: Hotel Mercure (sala Ipê) – Setor Hoteleiro Norte, quadra S, bloco G
Informações à imprensa

Autor: Assessoria de imprensa