Estrada do Atlântico

A Estrada do Atlântico (Atlantic Road, Atlanterhavsveien, em norueguês) é uma espetacular via que, desde a costa continental, salta de ilha em ilha até chegar a Averøy, em um percurso fantástico através de pontes que se retorcem sobre o mar.

Não é por acaso que esta estrada é o segundo destino turístico mais visitado da Noruega. 

Sua construção começou em 1983 e foi marcada pela luta contra os elementos. Durante os seis anos que duraram as obras foram registrados cerca de 12 tempestades da mesma categoria que os furacões.

São pouco mais de oito quilômetros de percurso, que incluem oito pontes sobre o oceano.

O principal marco da estrada é a ponte de Storseisundet, a mais longa de todas (260 metros), que realiza uma curva espetacular.

Tal é a importância desta estrada que os noruegueses a escolheram como a ‘construção do século’ em seu país.

Além disso, o jornal inglês ‘The Guardian’ elegeu-a a melhor viagem em estrada no mundo. 

Fica localizada na zona dos fiordes ocidentais e em determinadas épocas do ano pode-se avistar focas e até baleias.

A pesca é um dos maiores atrativos da região, a tal ponto que são muitos os que pescam nas pontes da estrada, circunstância pela qual se deve ter cuidado ao dirigir pela estrada. 

Desde 2009 a Estrada do Atlântico continua de Averøy a Kristiansund através de um túnel pedagiado e batizado como Atlanterhavstunnelen (ou seja, o ‘Túnel do Atlântico’. 

Sua construção se estendeu por quase seis anos (cerca de 1Km / ano), mas desde sua inauguração, em 1989, transformou-se na segunda estrada costeira mais visitada pelos turistas, chegando a ganhar em 2005 o prêmio de melhor construção norueguesa. 

Para percorrer a estrada o melhor é chegar a Molde e ali tomar a Estrada 64, que é precisamente a Atlanterhavsveien. A viagem desde a histórica cidade de Bergen a Molde tem 450 Km, percorrendo toda a região dos fiordes, sem dúvida uma ‘road trip’ incrível.

Oslo fica a quase 600 Km de distância. 

Autor: Instituto de Engenharia