Rússia constrói ponte estaiada com vão livre de 1.104 m

A ponte com o maior vão livre do mundo está sendo construída na Rússia, ao sul da cidade de Vladivostok, conectando a Ilha Russky, localizada no Mar do Japão, ao continente. Quatro faixas de rolamento farão a ligação com a ilha. 

A ponte terá um vão livre de 1.104 m, além dos mastros mais altos do mundo, com 320,9 m de altura. A previsão é de que a ponte com 1.885,5 m de extensão esteja pronta em março de 2012, cerca de 43 meses após o início de sua construção.

Os mastros são construídos com sistema de fôrmas trepantes, que foram inicialmente movidas por guindastes e depois, através de bombas hidráulicas. As fôrmas foram feitas especialmente para a construção dos mastros, em forma de “A”.

Atualmente, os mastros estão com quase 140 m de altura. Cada mastro já recebeu mais de 10 mil m³ de concreto. As estruturas de concreto moldado in loco sustentarão os estais, que variam de tamanho entre 579,8 m e 135,7 m e que serão colocados acima da altura de 197,5 m. 

Para a execução da obra, a construtora USK MOST OJSC teve de considerar dois grandes fatores. Um deles é a distância entre a costa da Rússia e o início da ilha, de 1.460 m. Outro grande fator é o clima do local, que alcança temperaturas entre -31 °C e 37 °C, juntamente com ventos de até 36 m/s e formação de gelo de até 70 cm no inverno.

O design da estrutura da avenida em sua seção estaiada foi pensado de modo a suportar grandes cargas de vento. Serão 103 painéis metálicos com 12 m de comprimento e 24 de largura, pesando entre 185 e 370 t. Os painéis estão sendo construídos em Omsk, a 12 horas de distância de Vladivostok, e serão levados de trem para o local da construção. Ao chegar no local, os painéis serão erguidos por guindastes de 76 m, ligados aos estais e soldados aos painéis já instalados.

A ponte faz parte do pacote de obras planejadas para receber a Cúpula Comunidade Econômica Ásia/Pacífico, que acontecerá na Ilha Russky em 2012. O cliente é o FGU DSD Vladivostok, órgão federal responsável pelas obras de infraestrutura na região. 

Autor: PiniWeb