Energia nuclear na Medicina, Indústria e Agricultura em debate na PUC-Rio

A convite do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), o Dr. Sueo Machi, coordenador do Fórum para Cooperação Nuclear na Ásia e assessor sênior da Agência Japonesa de Energia Atômica, fará palestra na PUC-Rio no dia 06 de dezembro, às 14h, com entrada franca e aberta ao público. Engenheiro formado pela Universidade de Kyoto, Japão, Machi, aos 76 anos, vai mostrar como a energia nuclear pode ser aplicada de forma positiva e em escala global nas áreas de agricultura, indústria e medicina.

De acordo com a Associação Mundial Nuclear, mais de 45 países em todo o mundo estão atualmente ativamente considerando a possibilidade de desenvolver programas de energia nuclear. “Estamos em um momento em que já está em discussão o relançamento de programas de energia nuclear em diversas nações e o Brasil é um dos três países da América Latina que atua nessa área. Isso determina a importância dessa palestra para o universo científico”, declara o Decano do CTC/PUC-Rio, Reinaldo Calixto Campos.

Sueo Machi pesquisa há 25 anos o uso da tecnologia de radiação para novos produtos de polímeros e proteção ambiental, além das consequências da radiação nos materiais utilizados em instalações nucleares. Entre seus trabalhos de maior destaque está o desenvolvimento de uma tecnologia para a limpeza dos gases de combustão de petróleo e carvão em usinas, em prática na China, Japão e Polônia desde 2002.

Reconhecido no Japão como um dos maiores especialistas na área de engenharia nuclear, Machi acumula diversos prêmios em seu currículo, dados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Japão, e outras condecorações milenares de seu país como The Order of the Sacred Treasure e Gold Rays with Neck Ribbon.

Serviço:

PALESTRA DR. SUEO MACHI

Data: Segunda-feira, 06/12/10
Horário: 14h
Local: PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Auditório K-102 (Edifício Amizade)
Contato: (21) 2240-2383 (Consulado do Japão)
Inscrições: [email protected]

Autor: Assessoria de imprensa