A aviação do começo do século XX – 1o parte

O homem é capaz de navegar por rios e mares há pelo menos 6 mil anos, mas o ar permaneceu inacessível até o século 18, quando os primeiros balões alcançaram o céu. Antes disso, só existiam poucos artefatos capazes de voar sem passageiros. Foram necessários mais 150 anos para que surgissem os primeiros aparelhos mais pesados que o ar  e mais décadas de experimentos até que o Flyer, o avião criado pelos irmãos americanos Orville e Wilbur Wright, voasse pela primeira vez, em 1903. 

Para lembrar um pouco da história da aviação e, consequentemente, da engenharia aeronáutica, mostraremos em nosso site, de hoje até as próximas semanas, imagens de aeronaves das primeiras décadas do século XX, como o Baade 152 projetado nos anos 50. Ele foi o primeiro avião a jato de passageiro feito por alemães na Alemanha, conhecido também como Dresden 152 e VL-DDR 152. 

O Baade 152 foi desenvolvido a partir do desenho do engenheiro Brunolf Baade usando como base o bombardeiro Alekseyev 150, projetado por engenheiros alemães, que trabalhavam anteriormente na Junkers, para a União Soviética. 

Baade 152

Keystone LB-5 


Witteman Lewis NBL-1 Barling Bomber 

Bellanca P-300 C-27 


Dornier Do X 


Shavrov SH A-7 


Douglas O-35 


Douglas YOA-5 

Douglas OA-4C 

Fontes: Aventuras na História e Estalge

Autor: Isabel Dianin