Mega Construções – Túneis

Túnel de base de São Gotardo: fim das obras está prevista para 2017

O homem tem escavado sob a terra há milhares de anos, mas os túneis de hoje só podem ser feitos com a ajuda da tecnologia moderna. Veja vídeo sobre a cosntrução de túneis.

Vídeo 1
Vídeo 2

Vídeo 3
Vídeo 4

Vídeo 5

Você sabe quais são os maiores túneis do mundo?

Túnel Seikan é um túnel ferroviário sob o estreito de Tsugaru, no Japão e o mais longo túnel ferroviário do mundo, com 53,85 km. Continuará sendo o mais longo do mundo até que o novo túnel de São Gotardo (na Suíça), com 57 km, seja concluído. 

Inaugurado em 13 de Março de 1988, o túnel Seikan é um pouco mais longo do que o Eurotúnel e contém um trecho de 23,3 km sob o leito marinho. Conecta a prefeitura de Aomori, na ilha japonesa de Honshu, e a ilha de Hokkaido, como parte da linha Kaikyo do sistema ferroviário japonês. 

O Eurotúnel ou Túnel da Mancha também é um túnel ferroviário submarino de 50,5 km que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra. A sua construção foi bastante demorada e o início das obras sofreu alguns adiamentos até a sua efetiva inauguração em 1994.

Túnel de base de São Gotardo (TBSG) é um túnel ferroviário em construção na Suíça. Terá um comprimento de 57 km e um total de 153,5 km de túneis, poços e passagens previstas, sendo então o mais longo túnel do mundo, ultrapassando o Túnel Seikan. O projeto inclui dois túneis separados de uma via cada. Permitirá ultrapassar rotas montanhosas e estabelecer um caminho direto para linhas de alta velocidade e comboios de carga. Diminuirá para 3,5 horas o tempo atual da viagem entre Zurique e Milão, uma hora a menos que hoje. O fim das obras prevê-se para o ano 2017.

Autor: Discovery Channel