O futuro é o carro elétrico

Roda motorizada Active Wheel

Em 2008, a Michelin lançou uma revolução ao apresentar o conceito Active Wheel. Com esta inovação, todos os componentes essenciais integram a roda, eliminando assim a necessidade de motor no capô dianteiro ou traseiro, suspensão tradicional, elementos de transmissão ou caixa de marchas. O MICHELIN Active Wheel é uma roda inteligente capaz de impulsionar o veículo sem necessidade de combustível, assegurando as funções de suspensão e de frenagem, proporcionando estabilidade e conforto sem igual. O MICHELIN Active Wheel inaugura uma nova era para o automóvel, em que desempenho, segurança, economia de combustível e respeito ao meio ambiente atingem níveis jamais vistos.

base da revolução tecnológica da roda motorizada e do MICHELIN Active Wheel está no seu motor compacto e, no caso do Active Wheel, no sistema de suspensão. Graças a esta miniaturização, foi possível reinventar a roda. De acordo com a potência e o tipo de uso, o veículo pode ser equipado com quatro motores (um em cada roda) ou com apenas dois (nas duas rodas dianteiras). Assim, o MICHELIN Active Wheel permite às montadoras continuar fabricando automóveis com tração em duas ou em quatro rodas.

Com o MICHELIN Active Wheel, a energia utilizada para alimentar o motor integrado à roda é sempre elétrica, que pode ser proveniente de baterias (íon lítio ou de outro tipo), de pilha a combustível e/ou de supercapacitadores. Qualquer que seja o caso, essas fontes de motorização apresentam duas grandes vantagens: poluição zero e conforto exemplar. O veículo equipado com o MICHELIN Active Wheel não emite gases de efeito estufa e os mecanismos de transmissão elétrica são totalmente silenciosos.

Autor: Assessoria de imprensa