Sabesp firma contrato inédito de transferência de tecnologia com Alagoas

Os presidentes da Sabesp, (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Gesner Oliveira, e da Casal (Companhia de Saneamento de Alagoas), Jessé Motta Carvalho Filho, assinarão nesta sexta-feira, 14 de agosto, um contrato de transferência de tecnologia de gestão operacional e redução de perdas para a companhia alagoana. O acordo é inédito em sua formatação entre empresas públicas de saneamento e marca o arrojo dos Governos de São Paulo e Alagoas em sua busca por consolidar o aumento da eficiência do setor de infraestrutura em seus respectivos Estados. O valor do contrato é da ordem de R$ 25 milhões. 

O plano de ação será desenvolvido na cidade de Maceió e beneficiará 1 milhão de habitantes – que representam 56% da população atendida pela Casal. As ações se concentrarão na redução de perdas com intervenções nas redes de distribuição, nos medidores e na área comercial, melhorando o abastecimento na capital de Alagoas. Esse programa de eficiência operacional gerará redução de intermitências de abastecimento na capital e elevará o volume de água potável disponível para consumo da população. 

As ações visam a diminuição em 15% das perdas em um período de 18 meses e o incremento de receita da Casal, além da preservação dos mananciais da região. A receita adicional gerada será compartilhada entre as empresas durante a vigência do contrato. O objeto do contrato inclui a pesquisa e reparos de vazamento, recadastramento e fiscalização de ligações, aumento de eficiência da micromedição e setorização da rede. 

A atuação da Sabesp fora do estado de S. Paulo foi autorizada pelo artigo 63 da Lei Estadual no. 1.025/2007. O Presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, lembra que a diversificação das formas e áreas de atuação permitirá à companhia paulista enfrentar a crescente competição do mercado de saneamento, aumentar eficiência, compartilhar tecnologias e diversificar as fontes de custeio de seus investimentos, apoiando de maneira decisiva a missão da Sabesp de universalizar até 2018 os serviços de saneamento básico no Estado de São Paulo. 

Segundo o presidente da Casal, Jessé Motta Carvalho Filho, entre os benefícios gerados com o acordo estão a melhoria no processo de arrecadação, redução de despesas, regularidade no abastecimento, qualificação de pessoal e evolução no processo de modernização da companhia. O cronograma de ações prevê início de atividades em outubro de 2009. A remuneração será determinada pelo aumento da arrecadação da Casal.

Autor: Assessoria de imprensa