Garotas de baixa renda criam barraca solar que vira mochila

A ideia é dar uma alternativa emergencial para moradores em situação de rua. | Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes em Los Angeles, Califórnia, criou um projeto de barraca de camping movido a energia solar. A ideia é dar uma alternativa emergencial para moradores em situação de rua. Este é um daqueles projetos que fazem brilhar os olhos. Envolve questões sociais, de gênero e de oportunidade.

As alunas responsáveis pela invenção estão cursando o ensino médio e não possuem qualquer experiência prévia com engenharia ou ciência. São adolescentes que integram famílias de baixa renda em Los Angeles e foram recrutadas pelo programa DIY Girls, que busca incentivar as garotas a se interessarem pelas áreas de tecnologia e engenharia.

Apesar de experiências similares já estarem disponíveis no mercado, o produto também tem como diferencial poder ser fechada e carregada como uma mochila e ainda foi pensada para um objetivo nobre: servir de abrigo temporário para os sem-teto. Todo o esforço não foi à toa, o projeto ganhou visibilidade, recebeu 10 mil doláres do programa Lemelson-MIT e elas ainda puderam fazer uma apresentação do produto no EurekaFest do MIT, realizado na última sexta-feira (16)


Autor: Ciclo Vivo