Curiosidade – Construção do Titanic

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O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.
Com 2.240 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. Saiba mais.

Nacionalidade – Britânico
Armador – White Star Line
Construção – Harland and Wolff Yards (Belfast)
Início da construção – 31 de março de 1909
Finalização –  31 de maio de 1911
Viagem inaugural – 10 de abril de 1912
43.329 t
269m
29 Caldeiras,  2 de 4 máquinas alternativas, expansão tripla cilindro e uma turbina de baixa pressão Parsons.
Duas lâminas 3-hélices laterais, e uma hélice centro, 4 pás.
Velocidade máxima – 25 nós

Em 1907, em uma festa na mansão de William J canadense Pirrie, Bruce Ismay propõe a construção de dois navios de grande porte (mais tarde acrescentou um terceiro), que competem com tamanho luxo, e velocidade de empresas rivais, especialmente a Cunard, que nesse ano tinha lançado forros Lusitânia e Mauritânia, foram 30.396 toneladas, um comprimento de aproximadamente 232 metros, a velocidade máxima de 26,4 nós e uma potência de 70.000 hp.

Antes de iniciar a construção do Olympic e Titanic foi necessário construir duas arquibancadas enormes. 

Em 31 de julho de 1908 Carta Contrato é assinado para construção nos estaleiros de Belfast, o Olympic, o Titanic e um terceiro navio, o Britannic, que serão adicionados mais tarde. O Titanic será 267 metros de comprimento, 28 de largura e 30 metros de altura ao nível da ponte. O custo total de cada barco será £ 1.500.000, ou cerca de US $ 7.500.000. Este número é impressionante para a época.

Para a construção foi erguido um andaime de aço. O sistema de andaimes foi equipado com um guindaste e quatro elevadores elétricos. Toda a estrutura pesava cerca de 6 mil toneladas, com uma altura de 65 metros para o topo da grua .

O começo da construção do Titanic.

Três mil pessoas trabalharam na construção.

A âncora.

O traslado de uma das âncoras.

Construção das caldeiras.

As caldeiras antes da instalação

Instalação das caldeiras.

Armação de um dos principais motores.

Virabrequim do motor.

Tampa da turbina.

Eixo de tração.

Leme.

Esta é a única dentro do casco do Titanic em construção. Cover “C”.

Para fazer com que o barco corresse pela rampa de lançamento do estaleiro para a água, foram usadas, sobre o casco, 22 toneladas de sabão de sebo e óleo de proteger sapato.

Sem as hélices.

Hélices.

Em 2 de Abril, às 6h,  começam  os testes no mar. Com a ajuda de rebocadores, atravessa o canal de Belfast Lough. Uma vez no mar, o teste conta com diversos equipamentos a bordo, incluindo o rádio.
É testada  a velocidade e a manobra.

Detalhe do costado.

Topo da escada, onde estava o relógio e a cúpula de vidro, que proporcionava luz natural para a escada.

Escada de classe. Acredita-se que a escada está localizado mais à popa.

Autor: Instituto de Engenharia

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